sexta-feira, 22 de novembro de 2013

EI 40: o investimento na Coordenação Motora começa desde cedo !


 

   Pra que serve a Coordenação Motora???

           Como ela é trabalhada na escola ???

                          Como ela se desenvolve???


Essas e outras respostas você vai descobrir nesta postagem !!! Confira !!!


        Nosso cérebro manda informações a todas as partes de nosso corpo e a capacidade que ele tem de desenvolver qualquer movimento, nós chamamos de coordenação motora. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como pegar em um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora.
 
      A coordenação motora nos permite realizar os mais diversos movimentos coordenados.
 
     Na coordenação motora ocorre participação de alguns sistemas do corpo humano, como sistema muscular, sistema esquelético e sistema sensorial. Com a interação desses sistemas podemos realizar ações equilibradas. A velocidade e a agilidade com que a pessoa responde a certos estímulos medem a sua capacidade motora.

    Podemos classificar a coordenação motora de duas maneiras: coordenação motora grossa e a coordenação motora fina.

     Na coordenação motora grossa verificamos o uso de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas, que podem ser desenvolvidas a partir de um plano sistemático de exercícios e atividades esportivas.
 
    Na coordenação motora fina verificamos o uso de músculos pequenos, como das mãos e dos pés. Ao desenhar, pintar, manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a vida, como escrever por exemplo.

    É possível observar a coordenação motora de um indivíduo desde pequeno. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor, o mais cedo possível, estimular o desenvolvimento da motricidade da criança. 


 

Por Paula Louredo com adaptação
Graduada em Biologia
 
 
 
E na Hermê, como está sendo trabalhada a Coordenação Motora dos alunos?
 
 
A EI-40 (turma de apenas 2 ou 3 aninhos) dá agora uma pequena amostra de como desenvolvemos a Coordenação Motora Fina.
 
 
Proposta 1: Pegar com pregador de roupa carocinhos de feijão, tampinhas e papel picado (picar papel, também trabalha a coordenação motora fina).
 
 










 
Proposta 2: Depois de muito brincar com carocinhos de feijão, colá-los (passar cola com o dedinho também trabalha a coordenação motora!) dentro de formas geométricas que também estavam sendo trabalhadas.
 
 








Proposta 3: Furar com palito de dente placas de isopor.






 
... tem um tantão na Hermê !!!
 
 
Parabéns tias Juliana, Marli e Adriana !!!
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por enriquecer nosso Blog !!!